quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Vaso


Alguém tem idéia de como se deve fazer para plantar um vaso  adequadamente? 
A primeira coisa  é escolher a planta de acordo com as condições gerais - se ela é de sol, sombra ou meia-sombra, e se ela tolera ambientes internos. Depois escolhe-se o tipo de vaso e o tamanho - é por isso que eu sempre levo uma fita métrica comigo para saber qual o tamanho do vaso (e da planta) que devo comprar,  e considerar também a altura do pé direito, principalmente quando se trata de prédios. As proporções são muito importantes.
Feito essa primeira etapa, lá vou eu para o Ceasa  escolher o vaso com prato embaixo, e a planta mais adequada para a situação vigente. Eu sempre compro também o "rodízio"  - que é o nome que damos para o suporte com rodas de cada vaso. Muitas vezes compro também umas plantas rasteiras que chamamos de forrações - elas são ideais para cobrir a terra aparente. Uso também argila expandida, casca de pinus ou pedrisco para essa mesma finalidade.
Parece que chegou ao fim, mas ainda não! Agora preciso pintar o vaso de barro com "neutrol", uma tinta que parece piche, e que serve para não deixar criar bolor no vaso. Assim, chega a hora de por  tudo no carro, e ir até o endereço do plantio.
Ao chegar no local, estico uma lona plástica para não sujar nada, e começo - depois de por tudo  no lugar, coloco no fundo do vaso um "caco de telha" para não deixar o buraco do vaso obstruído. Em seguida, cubro uma parte do vaso com argila expandida, e na sequência, forro com um pano chamado "Bidim", próprio para a drenagem. Agora sim,  jogo a terra preparada com composto orgânico e vermiculita, ( um tipo de flocos em gel), que serve para manter a terra mais solta e hidratada. Finalmente tiro a planta da embalagem, (sempre procurando preservar ao máximo o torrão da mesma) planto-a e forro-a.
Seria o fim? Quase! Falta regar - é fundamental molhar sempre a planta depois da implantação. Para finalizar, passo sempre uma vassoura em tudo, e recolho todo o lixo e resíduos deixados no local. 

Um comentário: