quinta-feira, 2 de abril de 2015

A poda


Saber fazer uma poda exige técnica, sensibilidade e bom senso, pois é uma intervenção num organismo vivo, e  que só deve ser feita em algumas situações devidamente justificadas.
É por essa razão que pela nossa legislação, toda árvore que tiver o D.A.P (diâmetro do tronco na altura do peito) acima de 5cm passa a pertencer a prefeitura, mesmo que tenha sido plantada dentro de uma propriedade privada. 
Poda de formação: é aquela realizada para conduzir a árvore a uma forma e tamanho desejados. No caso de árvores usadas em calçadas, é importante que as podas feitas ainda na fase de muda tenham como objetivos a obtenção de um tronco único e reto, altura mínima de 1,80m para a primeira bifurcação (facilitar a passagem dos pedestres) dentre outros.
Poda de adequação: é feita para adequar a árvore as condições do entorno. (ex: poda feita em calçadas visando minimizar os conflitos com a rede elétrica).
Poda de emergência: é realizada quando o vegetal apresenta perigo eminente de queda, pondo em risco a integridade física de pessoas ou patrimônio público ou privado.
Poda de limpeza: é feita sempre que observamos o aparecimento de partes secas doentes, ou atacadas por colônias de insetos nocivos.
Poda de rejuvenescimento: se faz quando a planta está muito velha, não floresce ou frutifica de forma alguma.
Podas de produção: visa aumentar a produção de flores e de frutas.
Poda de topiara: é quando se cria esculturas com as plantas – algumas vezes com formato de bichinhos.
É importante levar em consideração a limpeza das ferramentas (utiliza-se álcool gel – água sanitária e até fogo), para não transmitir doença para a planta. É por isso que deve-se sempre iniciar a poda pela parte sadia, e finalizar na parte doente.







Podar sempre que possível no inverno, que é uma época de dormência para a planta, e levar sempre em consideração a lua minguante e lua nova, quando a seiva fica toda para baixo, na raiz.
A área do corte deve ter secção lisa, sem lascas e estar em bisel (45o.) para não apodrecer, para a água poder drenar).
Passar água com canela nas feridas das plantas podadas: 1/2 copo de água + 1 colher de chá de canela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário