sexta-feira, 18 de abril de 2014

Um dia em silêncio em Ubud - Bali - Indonésia

No ano de 2011 fui viajar para a Indonésia com um grupo de amigos budistas. Fomos até Ubud, um lugar muito especial nas montanhas balinesas.
Ao entrarmos no hotel, fomos surpreendidos por um aviso atípico - no dia seguinte seria o ano novo Balinês, e depois da meia noite  comemorariam  o dia do silêncio.
Assim,  na  hora da virada do ano, diversos tipos de bonecos  gigantes feitos com papel marchê  desfilariam pela cidade; num certo momento as pessoas começariam a chutá-los, machucá-los, até destruí-los, ateando fogo neles no final.
O ritual simboliza a luta do bem contra os maus espíritos  (representados  pelos bonecos), e também  a partida das energias ruins. O ano novo deveria estar repleto de energias positivas.
Após a meia-noite começaria o dia do silêncio. Teríamos que ficar por 24h em silêncio, dentro do hotel. É feriado em Bali, e todos participam do ritual. O silêncio é total, é literalmente proibido sair de casa, as ruas ficam desertas. O aeroporto é fechado, com pousos e decolagens proibidos.
Os balineses acreditam que os espíritos maus que  por acaso ainda estiverem por perto não encontrarão nada aberto e nem  ninguém - pois estão todos em suas casas em silêncio -  e como consequência, irão embora.  O dia do silêncio também serve para refletir sobre o ano que passou, e também sobre aquele que virá.

Bali - mais precisamente Ubud - é para guardar no coração a sete chaves. Um lugar lindo, requintado, sofisticado e ao mesmo tempo simples.  Oferendas estão espalhadas por toda a cidade. Arranjos de flor fazem parte da rotina – o povo é muito delicado, ritualístico. Tudo é divino e maravilhoso!


     
                                    

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário